Como incentivar o meu filho a estudar?

Será que os nossos filhos são preguiçosos e revelam falta de vontade? Saiba como incentivar o seu filho a estudar e, provavelmente, esse problema irá desaparecer.

Como incentivar o meu filho a estudar?

Antes de se queixar que o seu filho é preguiçoso e não revela interesse pela escola, muito provavelmente, encontra-se perante uma falta de motivação. A falta de motivação pode ter inúmeras razões, desde problemas de integração com os colegas, o estado psicológica da criança, os efeitos da quarentena e entre outros motivos. Por isso, em primeiro lugar, é importante perceber como pode ajudá-lo a se auto-motivar e, mais tarde, procurar incentivar o seu filho a estudar.

Primeiro passo a fazer:

Desta forma, informe-se com os professores e colegas de escola a opinião deles sobre o seu filho. Por exemplo, perceber como o seu filho é visto pelos colegas pode ajudar a entender a ausência de motivação (leia o artigo sobre Bullying, clique aqui!). Contudo, nesta altura de recolhimento por causa do COVID-19, esse reconhecimento pode se tornar mais difícil, por isso, fale com o seu filho e tente perceber as razões do seu filho. Quando conseguir perceber a chave do problema, procure elogiar o seu filho sempre que ele faça ações positivas no seu dia a dia, de maneira a demonstrar que as suas capacidades, sejam elas afetivas, intelectuais e entre outras, refletem efeitos positivos nas outras pessoas. Para incentivar o seu filho a estudar evite utilizar motivos que estejam longe de ser alcançados, tais como, ter uma carreira de sucesso, conseguirá ter mais dinheiro no futuro, isto porque, apesar de serem argumentos válidos, são apenas meios e não fins. Assim, se o problema está a ocorrer agora, concentre-se no presente e não no futuro!

Também é benéfico que as crianças percebam que, através de hábitos de estudo, desenvolvem as suas capacidades intelectuais e de tomada de decisões mais acertadas, bem como as suas capacidades emocionais, disciplina, responsabilidade, auto-estima e capacidade de superação.

Algumas dicas para incentivar o seu filho a estudar:

1º- Desistir nunca:

Deve, como dissemos anteriormente, elogiar sempre os aspetos positivos e realçar as suas capacidades.

2º- Definir as atividades diárias:

Isto é, fazer crer que as atividades extracurriculares, alimentação, dormir são importantes para o crescimento. Além de o deixar nas atividades, procure também brincar e fazer desporto com ele, de forma a fazê-lo sentir que também está presente para além do estudo.

3º- Estabelecer objetivos:

Os objetivos são o nosso guia e motivação, quer sejamos adultos ou crianças. Por esse motivo, defina alguns objetivos com o seu filho e elaborem um compromisso de honra e enaltecer a importância desse compromisso. Além disso, pode dar o seu próprio exemplo que se não cumprir com os objetivos no seu trabalho, o seu patrão ficará furioso consigo.

4º- Método de aprendizagem:

Ajude-o a encontrar o método mais fácil para estudar e aplique técnicas criativas de aprendizagem. Os filhos adquirem os comportamentos dos pais, deste modo, procure ser autêntico!

5º-Relacionar os conteúdos com o quotidiano:

Auxilie o seu filho a relacionar os conteúdos das aulas à sua vida diária, procurando estimular a curiosidade através da perceção da aplicabilidade daquilo que está a aprender. Isto é, a importância dos conteúdos para entendermos o mundo que nos rodeia. Embora às vezes pareça difícil de encontrar a explicação para alguns conteúdos de certas disciplinas, vai ver que com a prática irá conseguir.

6º- Estimular a independência:

Os americanos tem uma expressão muito boa para que os seus filhos se tornem independentes nas suas atividades “DIY – Do it Yourself”. Além de o ajudar e guiá-lo no estudo, deixe-o encontrar as respostas sozinho e incentive ele a procurar mais sobre o assunto. Faça-o apaixonar pelos tópicos das aulas!

7º- Relembrar sempre os objetivos iniciais:

Relembre os objetivos definidos e os que já foram alcançados, pois, ao longo do tempo, ele sentirá uma satisfação positiva. Ao mesmo tempo também aumentará sua auto-estima e o sentimento positivo de superação, bem como fará incentivar o seu filho a estudar constantemente.

Conclusão

Em suma, incentivar o seu filho a estudar requer também muito do seu papel enquanto pai ou mãe. Lembre-se que eles copiam os melhores modelos para eles mesmos e, assim sendo, seja um exemplo para eles e fonte de inspiração, seja original e dê asas à sua criatividade. De salientar que estas dicas devem ser trabalhadas diariamente, de forma a conseguir os resultados pretendidos. 

Dia Mundial sem Tabaco, diga não ao cigarro!

Dia Mundial sem Tabaco

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, por isso, serve este artigo para o ajudar a combater este vício que todos os anos mata milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo vai descobrir como é que a hipnose e a acupuntura podem ser uma alternativa ao tratamento deste mau hábito.

Ler Mais »
Covid-19 como afeta a psicologia das pessoas.

Convite à intimidade e às origens

Drª. Clara Alves (psicóloga) apontou alguns problemas de foro psicológico que podem decorrer durante e pós quarentena. Além disso, salienta a importância deste momento para

Ler Mais »

Partilhe o artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email