Saiba como exercitar a coluna vertebral do seu bebé

Bebé a gatinhar contente no seu quarto.

Após o nascimento deve-se fazer um esforço para preservar a curvatura da coluna vertebral do bebé. A criança não deve ser imediatamente colocada de costas em posição reta, mas sim com a coluna torácica em ligeira flexão, como, por exemplo, num ovo de transporte / Baby Cock.

Entre os 3 e 6 meses, o próximo passo de desenvolvimento vertebral é a lordose cervical e lombar, conhecidas como as curvaturas secundárias. Nesta fase do desenvolvimento da coluna vertebral, o bebé já consegue levantar a cabeça do chão enquanto está na posição de bruços. Para o correto desenvolvimento da lordose cervical, o bebé deve passar uns minutos de barriga para baixo, várias vezes ao longo do dia. Os pais podem se deitar no chão de frente para o bebé para incentivar que levante a cabeça.

6 meses e 1 ano?

Entre os 6 meses e um ano de idade é iniciada a fase de gatinhar que produz a lordose lombar. Deve colocar objetos na frente da criança, incentivando-o a  gatinhar até o objeto. O gatinhar (avançar com uma mão e o joelho oposto em simultâneo) é conhecido como rastreamento cruzado que é um passo muito importante no desenvolvimento do cérebro.

Por volta de um ano de idade, a criança deve já estar a procurar se erguer e a tentar caminhar. Uma vez que o bebe consiga levantar-se sozinho, e não antes, a caminhada deve ser incentivada. A falta dessas etapas de desenvolvimento pode causar instabilidade espinhal, escoliose e outros problemas de saúde para a coluna vertebral do bebé e denotar dificuldades de aprendizagem.

Seja participativo no desenvolvimento dos seus filhos, eles contam com isso!” – Dr. Paulo Valente

Partilhe o artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email