fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

Descobriu que está grávida? Conheça quais os primeiros passos

Descobriu recentemente que está grávida e não sabe o que deve fazer? Em primeiro lugar, desejamos os parabéns e aproveite esta nova fase da sua vida! Ao ler este artigo vai conhecer quais os procedimentos que deve seguir para ter uma gestação saudável.

Descobriu que está grávida

1º passo – Mudar os seus hábitos

Lembre-se que, a partir de agora está grávida e, além de se cuidar de si, também tem de proteger a saúde do seu feto. Por isso, os seus hábitos alimentares vão ter obrigatoriamente de mudar. Não pode comer comida cruas, fastfood, alguns tipos de queijos, as saladas devem ser bem lavadas e evitar outros alimentos nocivos. Consulte com o seu médico quais os alimentos que não deve comer.

Durante a gravidez, a mulher precisa de uma quantidade maior de vitaminas, de ferro, zinco, ómega 3 e entre outros componentes. Por isso, torna-se necessário tomar um suplemento alimentar para garantir que o seu filho tenha todos os nutrientes que necessita. Além disso, deve tomar também ácido fólico que é muito importante para evitar malformações no cérebro e na coluna vertebral.

Recomendamos o suplemento Natalben Supra, além de conter ácido fólico, tem presente outras vitaminas essenciais, como, vitamina B, vitamina C e vitamina D, bem como iodo, ferro, zinco e ómega 3. Porém, este suplemento não é recomendável para pessoas que tenham problemas com a tiroide, informe-se com o seu médico.

Saiba quais os alimentos que deve privilegiar na sua alimentação, clique aqui!

Para além de uma alimentação mais cuidada, é obrigatório eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, fumar e consumo de drogas.

2º passo – Marcar consulta e Análises de Sangue

Deve procurar um médico que o acompanhe e que lhe oriente nesta primeira fase. O médico, numa primeira fase, vai requerer que faça uma ecografia e análises ao sangue. As análises de sangue têm como objetivo verificar a existência de anemia, tipo sanguíneo, diabetes, patologias da tiroide, colesterol e infeções com possível transmissão vertical (da mãe para o bebé durante a gestação).

Lista de exames que devem ser pedidos:

  • Ac. Anti-Citomegalovírus;

  • Ac. Anti-Toxoplasma (IgM);

  • Ac. Anti-Toxoplasma (IgG);

  • Ac. Anti-Rubeola (IgG);

  • Ac. Anti-Rubeola (IgM);

  • Grupo sanguíneo;

  • Antigénio HBs (Virus Hepatite);

  • Ac. Anti-HCV (vírus Hepatite);

  • HIV 1/2;

  • Glicémia em jejum;

  • Hemograma com plaquetas;

  • Urina asséptica;

  • VDRL;

  • TSH e T4 Livre (tireoestimulina).

Preocupe-se também em arranjar um obstetra para acompanhar a sua gestação de perto. O obstetra será o responsável por identificar qualquer possível complicação com a sua gravidez e ajudar-lhe-á com tudo o que irá acontecer dentro da sua barriga até o momento do parto. Essa ação preventiva é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicar a gravidez. Os exames pré-natais devem e precisam ser feitos por todas as grávidas, independentemente de ser gravidez de risco ou não.

3º passo – Perceber o funcionamento das consultas

Geralmente, numa gravidez normal o mínimo são seis consultas. A primeira deve ser antes das 12 semanas (idealmente pelas 8 semanas). Após a avaliação poderá ser conveniente que a frequência das consultas seja superior.

Além das análises e da ecografia, como foi referido anteriormente, será também realizada sessões de educação para a saúde, de forma a promover estilos de vida saudável e melhor conhecimento sobre a evolução da gravidez. Se houver risco de complicações (doenças associadas como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, endócrinos ou infeções, se é fumadora ou obesa, se tem antecedentes de abortos espontâneos repetidos, se é menor de 16 anos ou maior de 35 anos), provavelmente será referenciada para a consulta hospitalar.

Ser-lhe-á entregue um pequeno livro, o Boletim de Saúde da Grávida, que servirá para anotar todas as informações relacionadas com a sua gravidez. Este livro deverá acompanhá-la sempre!

Conclusão

Estar grávida pela primeira vez é o descobrir de um mundo novo, que promove felicidade, acarreta preocupações e aumenta o sentido de responsabilidade. Parabéns mamã! 

Quais os benefícios da quinoa?

Quais os benefícios da Quinoa?

Quinoa é um alimento muito rico em zinco, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B. Ainda não faz parte da sua alimentação? Descubra todos os detalhes deste alimento!

Ler Mais »
Varicela, o vírus clássico da infância.

Varicela, o vírus clássico da infância

Grande parte das pessoas contrai a varicela na infância, uma vez que é um vírus muito contagioso. Saiba como reconhecer os sintomas, as suas implicações para mulheres grávidas e os cuidados a ter.

Ler Mais »

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!