fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

Dia Mundial sem Tabaco

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, por isso, serve este artigo para o ajudar a combater este vício que todos os anos mata milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo vai descobrir como é que a hipnose e a acupuntura podem ser uma alternativa ao tratamento deste mau hábito.

Dia Mundial sem Tabaco, diga não ao cigarro!

Quase todos os fumadores já pensaram várias vezes em deixar de fumar e, neste Dia Mundial sem Tabaco, queremos que volte a refletir se realmente pretende continuar ou dizer basta. Caso não consiga por vontade própria, existe uma alternativa: Acupuntura e a hipnose.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável pela morte de 1 pessoa a cada 50 minutos em Portugal. Um único cigarro possui mais de 4000 substâncias, muitas das quais cancerígenas. Na realidade, o consumo de tabaco está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a dezasseis tipos de cancro, sendo o cancro de pulmão, laringe e esófago os mais frequentes.

Na prática clínica verificamos que estes pacientes possuem habitualmente um denominador comum: estão conscientes dos malefícios do tabaco, porém acreditam que não iriam adoecer por esse motivo. Mas, de facto, não acontece apenas aos outros. Por vezes, acontece-nos a nós.

Felizmente, este é um hábito que cada vez mais pessoas procuram deixar, mas, como referimos anteriormente, nem sempre o conseguem sozinhas. Isto porque o tabaco possui substâncias aditivas que dificultam esse processo.

Como atuamos na Ser e Crescer - Serviços Clínicos?

Na Clínica Ser e Crescer – Serviços Clínicos desenvolvemos um método de tratamento combinado, sobretudo para os casos mais difíceis, leia-se: quando a pessoa sente maior dificuldade em lidar com a abstinência.

Embora cada caso seja analisado e diagnosticado individualmente, estes tratamentos consistem normalmente em 5 sessões de Acupunctura, conjugadas com 2 sessões de Hipnose. Esta solução conjunta adveio do trabalho desenvolvido por duas das nossas profissionais de saúde, que, em cooperação na procura de melhores soluções para os seus pacientes, chegaram a conclusão de que a conjugação destas duas terapias complementares aumentam fortemente a eficácia dos tratamentos.

Como a acupuntura e hipnose podem ajudar?

Se, por um lado, a Acupunctura estimula o reequilíbrio e desintoxicação do organismo e atenua os sintomas da abstinência: acalma grandemente o sistema nervoso e a irritabilidade, controla também a fome e o cigarro passa a saber mal. Por outro lado, a hipnoterapia clínica é um método terapêutico que intervém nas 3 dimensões em que a nicotina exerce uma dependência química no cérebro, sendo elas a dimensão biológica, psicológica e social. Embora seja mais incisiva na dimensão psicológica e social. Psicologicamente podemos dizer que a dependência se deve a fatores emocionais e comportamentais. Desta forma, através da hipnose, as questões emocionais são trabalhadas a nível inconsciente, os gatilhos e pensamentos automáticos são identificados e, posteriormente, alterados para formas mais saudáveis de pensar e agir.

Assim, quando se conjuga a hipnose clínica com a acupuntura, conseguimos uma intervenção holística, tornando os resultados visíveis e libertando o vício de fumar. Um novo estilo de vida entra na sua vida, mais saudável para si e para os que o rodeiam. 

No entanto, é fundamental referir que qualquer intervenção só poderá ser bem sucedida se a decisão de deixar de fumar é tomada de forma consciente, assumida e livre. Deste modo, permitindo a mudança emocional e comportamental.

Resultados

A prática clínica destas duas áreas tem ajudado muitas pessoas que nos visitam a largar este vício e a tornar o seu dia a dia mais saudável. Neste Dia Mundial sem Tabaco, apelamos a si a mudar os seus hábitos. Este será sempre o momento certo para cuidar de si e da sua saúde.

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!