fbpx
Entidade Reguladora da Saúde Nº E135747

Quer deixar de fumar? Acupuntura pode ser a solução

Quer deixar de fumar? Acupuntura pode ser uma solução.

Alguns de nós ainda se lembrarão dos famosos anúncios da Marlboro, onde o cowboy fumador representava a masculinidade, a aventura e a liberdade, apelando ao consumo. Hoje, os maços de tabaco trazem imagens chocantes, com o objetivo de alertar para os malefícios do consumo do tabaco. Sabe-se que um único cigarro contém mais de 4000 substâncias, muitas destas comprovadamente cancerígenas. A nicotina é responsável pela dependência, o que leva a que um grande número de pessoas tenha muita dificuldade em deixar de fumar.

Sabe-se também que o tabagismo se encontra intimamente relacionado com o surgimento de determinadas patologias, como a doença cardiovascular, e no desenvolvimento de 16 tipos de cancro.

Em Portugal, em 2016, morreu 1 pessoa a cada 50 minutos por doença relacionada com o tabaco, segundo dados do Institute of Healths Metrics and Evaluation. A nível Mundial, em 2018, o cancro do pulmão ocupa o primeiro lugar da morte por cancro, segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro. O tabagismo é a principal causa de morte em todo o mundo.

“Fumar, sabendo isto, é como jogar na roleta russa, esperando que a bala não saia.” – Dra. Marta Dutra

A grande maioria dos fumadores estará atualmente ciente disto. Um número significativo de fumadores deixaria de o ser se o nível de dependência causada pelo tabaco não fosse tão forte. O tempo vai passando e a decisão vai sendo por isso adiada. É mesmo frequente ouvir um fumador referir que conhece outro fumador que viveu até aos 90 anos, ou que conhece um não fumador que morreu com cancro do pulmão. É facto que o tabaco não é o único causador de cancro do pulmão, mas aumenta exponencialmente essa probabilidade. Cada organismo é único e a capacidade de resistência de cada um à doença é diferente também. É facto que o tabagismo pode levar a uma morte prematura: uma em cada cinco mortes entre os 45 e os 64 anos são atribuíveis ao tabaco. Fumar, sabendo isto, é como jogar na roleta russa, esperando que a bala não saia.

A Acupunctura é referida pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia que tem revelado grande eficácia em termos de tratamento antitabagismo. Sejamos claros, em primeiro lugar temos de partir de uma decisão inequívoca: a pessoa pretende realmente deixar de fumar, porque a memória continuará lá. Se a primeira coisa que faz ao levantar-se é fumar, vai continuar a lembrar-se disso. Agora, com Acupunctura essa vontade será cada vez menor, reduzirá drasticamente a ansiedade, bem como a irritabilidade, promoverá uma desintoxicação do organismo, controlará o apetite e o cigarro passará a saber mal novamente, como quando o experimentou pela primeira vez. A Acupunctura lidará com os sintomas ligados à abstinência e que fazem com que muitas vezes a decisão de deixar de fumar não obtenha sucesso.

Será estabelecido para esse efeito um plano de tratamentos individual, que respeitará o estilo de vida de cada um. Esta é uma terapia natural, sem recurso a medicamentos.

Mark Twain terá dito que: “Deixar de fumar é a coisa mais fácil do mundo, já o fiz centenas de vezes.” Não deixe que seja esse o seu desígnio também. Um dos grandes benefícios em deixar de fumar poderá ser a própria vida.

Veja outros links úteis:

– Pode Acupuntura ajudar a deixar de fumar?
Acupuntura e o tabagismo.

Partilhe o artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!