fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

Varicela, o vírus clássico da infância

Grande parte das pessoas contrai a Varicela na infância, uma vez que é um vírus muito contagioso. Saiba como reconhecer os sintomas, as suas implicações para mulheres grávidas e os cuidados a ter.

Varicela, o vírus clássico da infância.

Varicella Zoster, assim se chama o nome oficial do vírus da Varicela, a doença que provoca erupções cutâneas na pele, a partir das quais se formam pequenas crostas. Além disso, também provoca intensa comichão nas regiões afetadas. Geralmente, no início da doença, estas manchas no corpo aparecem na região do peito, nas costas e na face, acabando por mais tarde se espalhar pelo resto do corpo.

Como decorre o contágio da Varicela?

A Varicela é, de uma forma mais comum, transmitida por via aérea, propagando-se facilmente através das gotículas produzidas pela tosse e espirros de uma pessoa infetada. A pessoa infetada é contagiosa desde um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea até que todas as lesões tenham ganho crosta. Pode também ser transmitida pelo contacto direto com as bolhas. Desta forma, o período de incubação pode chegar até aos 21 dias e, habitualmente, a doença dura entre 5-7 dias.

Quais os sintomas?

As erupções cutâneas na pele é a forma mais predominante de detetar a doença da Varicela. Contudo, fique em alerta para os seguintes sintomas:

  • Febre (a rondar entre os 37,5 e 39,5);
  • Sensação de mal-estar;
  • Extremo cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de apetite.

Quais os cuidados que deve ter com o seu filho?

Caso o seu filho tenha Varicela, o que é muito provável tendo em conta que cerca de 90% dos casos são registados na infância, saiba muito bem os cuidados a ter:

  • Banhos diários em água norma ajudam aliviar a comichão;
  • Utilizar roupas leves e confortáveis no dia-a-dia;
  • Colocar nas regiões afetadas creme para aliviar a comichão;
  • Em caso de febre, só deve administrar paracetamol.

Quais os riscos da Varicela durante a gravidez?

A Varicela pode prejudicar o desenvolvimento de uma gestação saudável ou podendo mesmo levar à morte do feto durante as primeiras 25 semanas. Na própria grávida, as manifestações da doença são mais intensas do que na infância.

Posso ter mais que uma vez Varicela?

Sim, pode! Apesar dos nossos anticorpos ao vírus estarem presentes no nosso sistema imunitário, isto é, caso já tenhamos sido contagiados, existe uma pequena probabilidade de sermos contagiados novamente. É raro, mas, por outro lado, a doença não se irá manifestar com a mesma agressividade, tendo em conta que temos a presença de anticorpos.

Existe vacinação para o vírus Varicella Zoster?

Sim. No entanto, em Portugal a vacina da Varicela não está incluída no Programa Nacional de Vacinação, mas está autorizada pelo Infarmed e disponível para prescrição médica. A vacina da Varicela é recomendada em adolescentes e adultos suscetíveis.

Quais os benefícios da quinoa?

Quais os benefícios da Quinoa?

Quinoa é um alimento muito rico em zinco, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B. Ainda não faz parte da sua alimentação? Descubra todos os detalhes deste alimento!

Ler Mais »
Com que idade o bebé pode comer alimentos?

O Bebé pode comer alimentos a partir de que idade?

O bebé pode comer alimentos a partir dos 6 meses, embora com alguns cuidados especiais. Nos primeiros meses de vida o bebé deve apenas ingerir leite materno, pois é essencial para o desenvolvimento saudável. Saiba o que precisa de saber ao ler o artigo!​

Ler Mais »

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!