fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

O que é estar em depressão?

Estar em depressão é um estado de angústia e sofrimento constante no dia a dia. São fragmentos de episódios da nossa vida que nos fazem perturbar e entristecer. Por esse motivo, pedir ajuda às pessoas que nos rodeiam e, em especial, a um psicólogo é um passo importante para dizer basta!

O que é estar em depressão?

Em primeiro lugar, salientamos que uma depressão é um estado emocional grave para o ser humano. É uma doença psicológica que impede uma pessoa de ter vontade em realizar as suas atividades no seu dia a dia e, consequentemente, de ser feliz. Assim, a depressão é o acumular de um conjunto de emoções negativas, sentimentos e vivências que se traduzem num transtorno psicológico. O estado depressivo, geralmente, é natural acontecer quando há episódios na nossa vida que deixam marcas profundamente negativas na nossa memória que nos remetem para traumas.

O que é um trauma?

Um trauma psicológico é um dano provocado por um evento que o ser humano percebe como demasiado perturbador do seu bem-estar, quer seja pelo medo que o evento produz, quer seja por outra emoção como a tristeza. Por isso, podemos assumir que a principal causa da depressão são os momentos anteriormente vividos que implicam com o nosso dia a dia. Não há depressão sem que haja causas no passado, assim, é importante não confundir tristeza com depressão.

Quais os sinais de estar em depressão?

  • Angústia e tristeza que se prolonga há várias semanas ou meses consecutivos;
  • Fadiga, cansaço e perda de energia;
  • Sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de autoestima;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Perturbação do sono;
  • Preocupações recorrentes;
  • Desinteresse e apatia;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Irritabilidade;
  • Manifestação de sintomas físicos, como dores musculares, dores abdominais, entre outros.

As mulheres são mais propensas a apresentarem depressão que os homens, embora as explicações para esse facto não sejam claras. Entre os fatores físicos, os hormônios são os mais associados à depressão. Alterações nos níveis hormonais podem causar alterações no humor um pouco antes da menstruação (como parte da síndrome pré-menstrual), durante a gravidez e depois do parto. Algumas mulheres ficam deprimidas durante a gravidez ou durante as quatro primeiras semanas após o parto (melancolia pós-parto ou, se a depressão for mais séria, depressão pós-parto.

O que pode esperar da Ser e Crescer – Serviços Clínicos para ajudar a ultrapassar a depressão?

A Ser e Crescer – Serviços Clínicos tem uma equipa de psicólogos capaz de dar resposta a estes desafios. Contamos com profissionais experientes e com resultados comprovados que permitem orientar o paciente a melhorar o rumo da sua vida. Quando surgem este tipo de casos é necessário realizar consultas de psicoterapia, de forma a tratar os traumas do passado.

A psicoterapia em si pode ser tão eficaz quanto a farmacoterapia no caso de depressão leve. A psicoterapia individual pode ajudar a pessoa depressiva a retomar de modo gradual as suas antigas responsabilidades e a adaptar-se às pressões normais da vida. A terapia interpessoal concentra-se nos papéis sociais passados e presentes da pessoa, identificando problemas com o modo como a pessoa interage com outras pessoas e oferece orientação conforme a pessoa se ajusta às alterações nos papéis da vida. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a eliminar o desespero e os pensamentos negativos.

Ao estar em depressão deve procurar ter uma postura colaborativa com os nossos psicólogos, de maneira a ser possível identificar as causas e encontrar possíveis hipóteses de ajudar a libertá-lo desse transtorno. Lembre-se de que as depressões são possíveis de tratar e conseguir evitar males maiores, através de um aconselhamento certo e dedicado a si.

Conclusão

É fundamental quando se encontra em depressão pedir auxílio, pois a depressão pode levar a situações extremas, como por exemplo, o suicídio. A depressão tem cura, por isso, nunca desista e lute para resolver o momento que está a atravessar. Não deixe que os traumas do passado importunem o presente e o futuro da sua vida.

Quais os benefícios da quinoa?

Quais os benefícios da Quinoa?

Quinoa é um alimento muito rico em zinco, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B. Ainda não faz parte da sua alimentação? Descubra todos os detalhes deste alimento!

Ler Mais »
Varicela, o vírus clássico da infância.

Varicela, o vírus clássico da infância

Grande parte das pessoas contrai a varicela na infância, uma vez que é um vírus muito contagioso. Saiba como reconhecer os sintomas, as suas implicações para mulheres grávidas e os cuidados a ter.

Ler Mais »

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!