fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

Quais os benefícios da Quinoa?

Quinoa é um alimento muito rico em zinco, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B. Ainda não faz parte da sua alimentação? Descubra todos os detalhes deste alimento!

Quais os benefícios da quinoa?

A quinoa faz parte da família dos cereais e está a tomar conta do mercado. Foi considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, o mais completo alimento para consumo humano existente no reino vegetal. Foi selecionado pela NASA para integrar a dieta dos astronautas em voos espaciais de longa duração, pelo seu extraordinário valor nutritivo.

Rica em fibra, a quinoa permite dar saciedade à refeição. Além disso, também é um alimento de alto valor biológico, ou seja, contém aminoácidos essenciais, importantes na formação do músculo e aceleração do metabolismo. Esta fonte de proteína de origem vegetal contém por cada 100g de quinoa, 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, trigo, arroz e aveia, mas inferior à encontrada na chia.

Qual a composição da quinoa?

Fonte de cálcio, zinco, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos gordos ômega 3 e 6, faz deste cereal um excelente alimento para prevenção de doenças cardio vasculares, osteoporose, redução de colesterol, hipertensão, e também favorável no processo de cicatrização. O seu teor em ferro é aproximadamente 550 vezes maiores que no feijão. No entanto, é importante relembrar que o ferro de origem vegetal não é absorvido da mesma eficácia pelo organismo como o ferro de origem animal. Para aumentar a absorção deste tipo de ferro deve-se consumir alimentos com vitamina C. Saiba como pode fortalecer o seu sistema imunitário de forma eficaz.

Quinoa 100 gramas
Calorias
336 kcal
Hidratos de Carbono
68,3g
Proteínas
12,1g
Lípidos
6,1g
Água
10,8g
Fósforo
302mg
Cálcio
107mg
Ferro
5,2mg
Fibras
6,8mg

Não existe uma recomendação ideal de consumo. Estudos mostram que a ingestão de 100g ao dia (aprox.4 c.sopa) promove benefícios à saúde. O excesso pode desequilibrar o diário alimentar, uma vez que a quinoa é um alimento calórico. A quinoa encontra-se em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão. Nutricionalmente, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos, embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento.

Quais os benefícios da quinoa?

Como e quando comer a quinoa?

Existem 3 formas de preparar a quinoa: Grão, Flocos e Farinha.

Grão – O grão deve ser colocado em água fervente com pouco sal, cozer por 15min. Proporção de 2 chávenas de água para 1 de quinoa. Pode se conservar no frigorífico até três dias. A quinoa desta maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas e estufados.

Flocos – Pode ser usado em salada de frutas, batidos, iogurtes sem qualquer preparação prévia.

Farinha – Substitui a farinha de soja como base para pães, bolos, biscoitos, massa de panquecas.

Na salada

A quinoa pode usar-se de duas maneiras – como semente propriamente dita ou então na forma de farinha.

Como cereal

Os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhado de leite ou iogurte, fruta e diversas sementes. Um pequeno-almoço rico em proteínas, fibra, ferro e saciedade.

Bolos

Farinha de quinoa feita por meio da trituração da semente inteira, pode ser usada na preparação de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada chávena de farinha de trigo, uma chávena de quinoa. Sendo que esta farinha possui diversos nutrientes que aparecem em menor quantidade na farinha de trigo.

Após o exercício físico

Com fruta, a quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após o treino. A fruta como fonte de açúcar de absorção rápida, importante na recuperação de energia, e a quinoa excelente fonte de proteína, indispensável para recuperação muscular.

Composição do grão de quinoa em relação a outros cereais

100 gramas Quinoa Trigo Aveia
Calorias
336 kcal
330kcal
405kcal
Hidratos de Carbono
68,3g
71.6g
68,5g
Proteínas
12,1g
9,2g
10,6g
Lípidos
6,1g
1,5g
10,2g
Água
10,8g
16,5g
9,3g
Fósforo
302mg
224mg
321mg
Cálcio
107mg
36mg
100mg
Ferro
5,2mg
4,6mg
2,5mg
Fibras
6,8mg
3mg
2,7mg

Receita

Mini-muffins de atum e quinoa – 16 porções

Ingredientes

  • 2 latas de atum ao natural
  • 1 chávena de quinoa cozida
  • 1/2 chávena de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de fermento
  • 2 colheres de sopa de coentros picados
  • 60 ml de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
Receita de Muffins de quinoa deliciosos!

Preparação

Escorrer o atum e desfiar com um garfo. Misturar todos os ingredientes, em seguida dispor a massa em formas de mini-muffin. Levar ao forno a 200º durante 30 minutos ou até ficarem dourados por cima. Pode servir-se morno ou frio.

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!