Stevia é uma alternativa ao açúcar, descubra agora!

O que é a Stevia?

A Stevia é um pequeno arbusto natural da América do Sul e América Central, foi adotada comercialmente como adoçante pela primeira vez no Japão na década de 1970. É conhecido como folha doce, folha de açúcar e folha de mel, devido ao facto das suas folhas serem doces. Os responsáveis pelas suas propriedades adoçantes são os glicosídeos de steviol, que são extraídos das suas folhas.

Sem calorias e um poder adoçante 50 a 400 vezes superior ao açúcar refinado, a Stevia está a ser reconhecida como um ótimo substituto do açúcar e outros adoçantes. Desta forma, permite adoçar bebidas, alimentos, ou preparações alimentares como sobremesas, levar a altas temperaturas sem se adicionar calorias. É útil para controlo de peso corporal e não provoca cáries.

Quais os benefícios para a sua saúde?

Além do seu alto poder adoçante, o extrato de Stevia tem demonstrado trazer vários benefícios para a saúde, pois tem efeitos anti-hiperglicémico, anti-hipertensivo, anti-inflamatório, anti-tumoral, anti-diarreico, diurético e imunomoduladores.

Estes benefícios terapêuticos devem-se à sua composição bioquímica e nutricional. Por conseguinte, a Stevia é uma boa fonte de hidratos de carbono, proteínas, fibras, minerais, aminoácidos essenciais e não essenciais, flavonóides, esteróis, monodissacarídeos e sais inorgânicos.

Podemos encontrar a sua comercialização em forma liquida, pastilhas e pó, sendo fácil e prático de usar e qualquer situação.

Em relação a possíveis efeitos carcinogénicos, mutagénicos e tóxicos, em 2006, a Organização Mundial da Saúde realizou uma avaliação completa de glicosídeos de esteviol em animais e seres humanos e concluiu que não são mutagénicos (nem in vitro nem in vivo), nem carcinogénicos nem tóxico.

Esta planta é a solução ideal?

Em 2010, a European Food Safety Authority (EFSA) estabeleceu uma dose diária admissível de 4 mg/kg de peso corporal, bem como reconheceu a Stevia como aditivo alimentar,  atribuindo com o código alimentar E960. 

Pelos benefícios terapêuticos supracitados, pelo elevado poder adoçante, por ser isento de calorias, e por não ter sido verificado nenhum efeito colateral em estudos em animais e humanos, podemos considerar a Stevia a alternativa ideal ao açúcar quando se procura por algo doce. Marque já a sua consulta com a nossa nutricionista, Clique Aqui!

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook