Truques e dicas para um Natal saudável

A quadra natalícia é uma época que se aguarda durante um ano, rica em cor, som, alegria e entusiasmo. A festa da família é também recheada  de um consumo alimentar maior e menos saudável. Devemos organizar a alimentação de modo a comer bem, de forma controlada, variada e equilibrada. Veja alguns truques e dicas para o Natal que farão a diferença para manter o seu estilo saudável.

Evitar cometer excessos é a chave para não colocar em causa os resultados que alcançou durante todo o ano. 

O natal são dois dias assim como a passagem do ano, não faça do mês de Dezembro, um mês de consumo excessivo.” – Dra. Maria Inês Costa

Diminuir consumo de gordura

* Evitar uso de gorduras saturadas e com colesterol – origem animal. (banha de porco, manteiga..)

* Privilegiar gorduras de origem vegetal – (azeite).

Diminuir o consumo de sal

* Evitar alimentos como enchidos, enlatados, caldos.

Diminuir o consumo de  açúcar

* Usar açúcar mascavado ou stevia, um adoçante natural.

Faça mais assados, grelhados e estufados a cru em vez de fritos

Modifique as suas receitas tradicionais para mais saudaveis

* Altere para produtos integrais, bebidas vegetais, ervas aromáticas, menos gorduras, use os frutos oleoginosos para decoração e sabor.

1 – Planeamento

Fundamental ter a sua lista de compras feita, não compre a mais nem vá as compras com fome. Faça-o atempadamente de modo a ter os seus produtos de gosto.

2 – Refeições completas

Garanta um bom consumo de fibra, de modo a ter mais saciedade. Aposte em alimentos como cereais integrais, leguminosas e hortofrutícolas, começando por um bom pequeno almoço. Assegure o seu consumo proteico diário, para além da carne e do peixe, pode sempre optar por soluções lácteas magras, assim como ovos.

Os frutos oleoginosos (avelã, noz, amêndoa, caju, castanha..) são uma opção proteica vegetal e mineral, contudo em dose controlada. O seu teor em gordura, de melhor qualidade, não deixa de dar o seu valor calórico.

3 – Não falhar refeições

Ao longo do dia mantenha o número habitual de refeições, apesar das refeições principais serem mais longas nestes dias, não esqueça as intermédias. Estas podem e devem ser leves mas da mesma forma completas e variadas, mantendo o padrão de uma alimentação rica em fibra, hidratos de carbono complexos, fruta e minerais.

4 – Beber água ao longo do dia

Vinho, licores, e sumos são algumas das várias bebidas presentes nos almoços e jantares de Natal, mas isso não significa que deva exagerar, o segredo é manter o controlo sobre aquilo que bebe e o longo do dia aproveitar para hidratar com muita água ou chás digestivos sem açúcar.

5 – Faça exercício físico regular

Aproveite os momentos em família para fazer caminhadas ou iniciar o seu dia com o seu exercício diário, manter-se activa vai fazer com que não acumule tanto peso e edemas pelo consumo alimentar.

6 – Celebre a época das festas e não da comida

O Natal são dois dias assim como a passagem do ano, não faça do mês de Dezembro, um mês de consumo excessivo.

Esperemos que estes truques e dicas para o Natal façam a diferença na sua alimentação

Partilhe o artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email