fbpx

R. do Dom António José Cordeiro 52

3800-003 Aveiro, PORTUGAL

234 097 862 | geral@serecrescer.pt

Fale connosco no chat!

Segunda a Sexta-feira: 10:30 - 12:30 | 14:00 - 20:00

A sua saúde é importante!

7 Dicas para um verão saudável

Para muitas pessoas o verão é a estação do ano favorita, não só por ser sinónimo de férias, mas também por estar ligado a um conjunto de atividades que só conseguimos realizar nesta época, por exemplo, época balnear. Por isso, descubra as nossas dicas para ter um verão saudável e conseguir desfrutar da melhor forma possível.

Descubra as 7 dicas para um verão saudável!

Para os amantes do verão é caso para dizer que finalmente chegou! O calor está de volta e as atividades de verão já se fazem praticar por todo o país. Contudo, graças ao momento delicado que estamos a atravessar, é importante estar alerta e ser mais responsável, de forma a garantir um verão saudável para si, mas para todas as pessoas que o rodeiam. Lembre-se que, mais do que nunca, deve pensar globalmente e agir localmente. Desta forma, neste artigo, reunimos um conjunto de dicas que irão ajudar a que aproveite este verão 2020 como merece.

As 7 dicas que vão tornar o seu verão mais saudável

1º Seguir as recomendações da DGS

Apesar de o número de casos por COVID-19 esteja a baixar em Portugal, não significa que possamos “desleixar-nos” para as medidas de segurança. Na Ser e Crescer – Serviços Clínicos aconselhamos os nossos utentes, em especial, os mais idosos a usar máscara sempre que estejam fora da sua residência, bem como o uso de álcool ou gel desinfetante nas mãos. Já se percebeu que este vírus é altamente contagioso, basta um pequeno descuido para colocarmos em perigo a nossa vida, como também a dos outros. Por isso, neste verão evite aglomerados de pessoas e tenha uma atitude responsável.

2º Usar roupas adequadas à estação

Aproveite para utilizar roupa confortável e leve, pois o calor faz com que haja maior quantidade de suor na nossa pele. A aglomeração do suor e o respetivo contacto com a roupa pode levar ao aparecimento de eczemas, urticária e entre outros problemas de pele. Por este motivo procure utilizar roupas que sejam de acordo com as temperaturas do dia a dia. Leia mais sobre alergias típicas no verão, clique aqui!

3º Hidratar o corpo

O nosso corpo merece sempre a nossa atenção, porém há um órgão que está mais exposto ao perigo de doenças, a pele. Utilize sempre o protetor solar quando sair de casa porque além de proteger a sua pele, também ajuda a hidratar. Após o banho deve procurar hidratar a sua pele com um creme hidratante e passar em todas as zonas do seu corpo. Ao longo do dia deve aproveitar também para beber água (é aconselhável beber 1,5L de água por dia) para hidratar a sua pele, mas também privilegiar a saúde dos restantes órgãos do corpo humano. Não se descuide destes dois pormenores e irá ver que a sua pele vai ganhar uma nova vida!

4º Privilegie uma alimentação mais leve

Evite comer refeições pesadas, isto porque, além de ficar com uma sensação de estar cheio e pesado, essas refeições irão desgastar mais o seu dia a dia. Isto é, a comida pesada faz com que acabe por se sentir mais mole com o seu corpo e aumenta o nível de sonolência e, por essa razão, faz com que não consiga acompanhar a agitação e as brincadeiras dos seus filhos mais pequenos. Aproveite esta estação para comer saladas, fruta típica da estação (ex: melancia, melão, meloa, morangos, etc.), quiches e entre outras comidas.

5º Faça desporto ao ar livre

Neste verão aproveite para mudar os seus hábitos! O bom tempo ajuda a estimular a prática de desporto ao ar livre, faça umas caminhadas ao final da tarde, corridas na praia ou na montanha, ou dê uma volta de bicicleta semanalmente. Arraste os seus filhos consigo para as suas atividades e vai ver que o espírito da família irá tornar-se mais feliz. Tenha em atenção aos cuidados de segurança para o COVID-19: Não frequente locais com aglomeração de muitas pessoas e evite o contacto com outros desportistas.

6º Evite a exposição solar

Para sua segurança procure ir à praia ou ao rio de manhã ou final de tarde. Entre as 12h e as 16h os raios solares são mais intensos, podendo provocar insolações graves que podem danificar a sua pele.

7º Faça um retiro

Passe férias em sítios remotos do nosso país e entre em contacto com a natureza. Aproveite e instale no seu telemóvel a aplicação Headspace. O Headspace é conhecido por ser: “a app de meditação para a vida moderna” e foi criada por um monge budista inglês, Andy Puddicombe, esta aplicação permite realizar sessões de meditação de 10 minutos. Aproveite e privilegie também a sua saúde mental.

Conclusão

Estas recomendações vão fazer a diferença para que neste verão consiga desfrutar das suas férias da melhor forma possível, tendo em conta as limitações atuais. Faça por ter um verão saudável e proteja os seus filhos ou parentes próximos dos riscos que correm atualmente. Embora o verão seja maravilhoso é, ao mesmo tempo, perigoso! Fique em estado de alerta!

Manchas vermelhas na pele por causa do calor.

Manchas vermelhas na pele por causa do calor?

Parece que os dias quentes estão para continuar, contudo algumas manchas vermelhas na pele estão a incomodar os seus dias de verão e isso não é bom! Conheça as nossas recomendações para manter a sua pele saudável durante o verão.

Ler Mais »
Conheça quais as vacinas para as crianças.

Conheça quais as vacinas para as crianças

Grande parte das vacinas devem ser tomadas até aos primeiros 15 meses de vida do bebé. As crianças têm de ser submetidas à vacinação, de forma a fortalecer o seu sistema imunológico e para um crescimento saudável ao longo da vida. Neste artigo saiba quais as vacinas para as crianças e as respetivas idades a serem tomadas.

Ler Mais »
A dor de quem fica pós suicídio.

Suicídio… A dor de quem fica?

A psicóloga Drª. Clara Alves reflete sobre a dor de quem fica de quem tenha perdido um ente querido num episódio de suicídio. Descubra qual o último ato de amor que tem de fazer para conseguir ultrapassar a dor da perda.

Ler Mais »

Partilhe o artigo no facebook

Share on facebook

Newsletter

O nosso dever como médicos passa também por informar e alertar as pessoas para eventuais situações que possam prejudicar a sua saúde. Se quer estar bem informado e manter uma vida saudável, assine o formulário!